Beneficios da Cirurgia Bariátrica vão além do emagrecimento

0

Muito se discute sobre quando e por quê realizar uma Cirurgia Bariátrica. O Dr. Giancarlo Búrigo falou disso (em outra matéria) (INSERIR LINK DA MATÉRIA 1). Mas afinal, você sabia que além de promover o emagrecimento, esse procedimento pode livrar sua saúde de muitos outros males? O próprio Dr. Giancarlo enumerou alguns beneficios da Cirurgia Bariátrica para você. Confira:

Beneficios da Cirurgia Bariátrica sob a hipertensão

Sim. A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, está diretamente ligada à obesidade. segundo o Dr. Giancarlo Búrigo, quanto maior o IMC, mais difícil será o controle dessa doença. Além disso, essa doença é um dos fatores de risco para várias doenças do coração. Pensando nisso, a Cirurgia Bariátrica acaba sendo realizada com o objetivo de diminuir o esforço no coração. E, dessa forma, reduzir os níveis de pressão. Com o emagrecimento promovido pela cirurgia, a prática de atividades físicas e mudanças na dieta, o controle da hipertensão pode se tornar uma realidade.

Beneficios da Cirurgia Bariátrica sob o Diabetes tipo II

Para quem ainda não conhece, ou sabe pouco, o diabetes tipo II é considerado uma desordem.  Ela ocorre com o metabolismo da insulina e da glicemia e está diretamente ligado à obesidade mórbida (grau mais elevado da obesidade). Quando submetido à cirurgia, um paciente pode se deparar com os benefíjcios da Cirurgia Bariátrica ao reduzir a resistência à insulina e melhorar seu nível glicêmico. A melhora em relação a obesidade é verificada em todos os tipos cirúrgicos de cirurgia bariátrica.

Beneficios da Bariátrica sob a Dispilidemia

O nome é difícil e pouco comum, não é? Mas a dispilidemia é um problema que ocorre no metabolismo dos lípides (derivados da gordura) no sangue. Os lípides, por sua vez, fazem parte da estrutura das placas de gordura que se formam nas artérias do corpo humano. Sendo assim, são capazes de causar problemas vasculares. Além de obstrução de artérias e insuficiência renal. Um dos beneficios da Cirurgia Bariátrica sob essa condição é a melhora nos níveis de colesterol, tornando nosso organismo mais resistente à essa situação.

Beneficios da Cirurgia Bariátrica sob a Depressão

Engana-se quem acredita que a depressão se trata apenas de algo psicológico. Ou melhor, tratável apenas pela psicologia. É fato que, precisaremos do apoio de uma equipe multidisciplinar para obter os bons resultados (e isso inclui o trabalho de um Psicólogo). Mas, os beneficios da Cirurgia Bariátrica também assolam essa condição. Para os pacientes que possuem obesidade mórbida, a depressão age de forma bastante severa e há uma maior dificuldade em tratá-la. O agravamento da depressão por meio da obesidade é capaz de causar problemas familiares, emocionais e psicológicos. Porém, os pacientes que realizam a cirurgia bariátrica apresentam, em sua maioria, uma melhora considerável nos relacionamentos interpessoais. Com isso, mais oportunidades no mercado de trabalho e o aumento da autoestima.

Beneficios da Cirurgia Bariátrica sob a Osteoartrose

Essa condição é caracterizada pelo desgaste nas articulações, causando muita dor ao paciente (na região do joelho, por exemplo) quando ele se movimenta. Quando a obesidade é mórbida, ou seja, mais severa, o problema também pode atingir a região dos quadris causando dores que, às vezes, impedem o paciente de se locomover. Com a cirurgia e consequentemente a redução de peso, a pressão sobre os joelhos diminui, proporcionando a redução da dor e, em muitos casos, uma melhora significativa.

Beneficios da Cirurgia Bariátrica sob a Apneia do Sono

Você já ouviu falar? É mais comum do que se imagina. A apneia do sono ocorre quando a respiração é interrompida enquanto o indivíduo dorme e acontece devido a um colapso na musculatura e nos tecidos da garganta e pescoço. Uma pessoa com obesidade intensifica o quadro de apneia, aumentando consequentemente, a probabilidade de problemas respiratórios. Eis um dos beneficios da Cirurgia Bariátrica: ao reduzir a quantidade de gordura encontrada no aparelho respiratório, diminui-se a incidência de problemas respiratórios.

Beneficios da Cirurgia Bariátrica sob o Refluxo Gastroesofágico

Dr. Giancarlo, especialista no assunto, define o refluxo gastroesofágico como uma doença causada pela exposição da mucosa do esôfago ao conteúdo ácido do estômago. Isso pode ocasionar azia, queimação e lesões graves. O estado de obesidade, por sua vez, causa o enfraquecimento na válvula que impede que esse procedimento ocorra. A cirurgia também tem o papel de diminuir a incidência do refluxo e também a quantidade de ácido que é produzido pelo estômago.

Por mais que não tenha sido citado no texto, existem muitos outros beneficios da Cirurgia Bariátrica para a saúde. Tudo isso você pode saber nas consultas iniciais. Assim como todo procedimento, sua necessidade é avaliada de maneira individual e, se seu médico indicou, saiba quando escutá-lo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here