Gripe e Resfriado, apesar de parecido, são causados por vírus diferentes

0

Seu filho pegou uma gripe? Ou um resfriado? Para quem acredita que tratam-se dos mesmo problema, a Dra. Isa Xavier esclarece que, apesar dos sintomas como nariz entupido, espirros, dores de cabeça e no corpo se apresentarem na gripo e no resfriado, são situações diferentes. Você sabe a diferença? Se ainda não, é hora de entender um pouco mais a seguir.

Entendendo a gripe

gripe é causada pelo vírus influenza e geralmente surge acompanhada por febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre, inclusive, é seu sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Entendendo o resfriado

O resfriado também se trata de uma doença respiratória e esse é um dos motivos para ser constantemente confundida com a gripe. Porém, ele é causado por vírus diferentes, sendo os mais comuns associados ao resfriado os rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV), que geralmente acometem crianças. Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.

Principais semelhanças entre gripe e resfriado

A Dra. Isa enumerou algumas semelhanças básicas entre a gripe e o resfriado, ressaltando, inclusive, a importância de um acompanhamento pediátrico, com o objetivo de prevenir e tratar seja qual for a virose.

– Gripe e resfriado são infecções extremamente comuns.
– Gripe e resfriado são causados por vírus.
– Gripe e resfriado podem causar sintomas respiratórios altos, como coriza, tosse e espirros.
– Gripe e resfriado apresentam forma de contágio semelhante.
– Gripe e resfriado são facilmente transmissíveis de uma pessoa para outra.

Como prevenir-se da gripe ou resfriado?

Ambas se tratam de viroses altamente contagiosas. Quando se mora na mesma casa de alguém infectado, é quase impossível não entrar em contato com o vírus. E se você estiver com uma dessas condições, deve tomar mais cuidado ainda para não transmiti-la para o seu pequeno ou até para um idoso. Confira algumas dicas de como reduzir o risco de transmissão:

– Evitar contato próximo com pessoas contaminadas (pelo menos 2 metros);
– Evitar contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as terem lavado;
– Lavar as mãos com água e sabão (ou solução alcoólica apropriada) frequentemente;
– Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas;
– Idosos e crianças devem ser vacinados anualmente.

Apesar de as duas contarem com uma fácil forma de tratamento e prevenção, através de vacinas e medicamentos, a prevenção é sempre a melhor arma. São duas condições simples mas que, quando agravadas, podem gerar situações maiores e de tratamento mais rigoroso. E como as crianças podem ficar frequentemente sujeitas a elas, manter a imunidade em dias é a melhor saída.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here