Tratamento de rugas: toxina botulínica é grande aliada de uma pele bonita

0

O uso de toxina botulínica para o tratamento de rugas tornou-se muito popular nos últimos anos. Por isso é importante conhecer o embasamento científico, ou seja, a técnica empregada e os cuidados que devem acompanhar esse procedimento médico. Você sabia que sua utilização vai além das rugas e linhas de expressão? Pois é. Saiba mais a seguir.

Tratamento de rugas e linhas de expressão

Sim. Essa é uma as principais armas da toxina botulínica: o tratamento de rugas e linhas de expressão. Elas são resultado do ato de puxar ou franzir o tecido entre as sobrancelhas, que formam uma prega. Os sulcos e as pregas são causados pela ação repetitiva dos músculos associados à expressão facial. Anos contraindo os olhos e franzindo a testa tendem a deixar rugas profundas na pele entre as sobrancelhas, na ponte nasal, na testa e em volta dos olhos. Linhas de expressão produzem um aspecto triste e bravo, além de desmerecerem o rosto de seu dono.

Mas afinal, o que é a toxina botulínica?

Ela é, dando uma definição simples, um medicamento. Como acontece com outros remédios, a toxina é produzida por um microorganismo, uma bactéria e depois isolada e purificada para ser usada na prática médica. Na dermatologia e na cirurgia dermatológica é usada para o tratamento de rugas de expressão, assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperidrose) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal. É o que você vai entender mais na frente. Muitas vezes é aplicada também para melhorar o resultado estético de uma cirurgia , mantendo a área operada em repouso enquanto ocorre a recuperação completa.

Ações além das rugas

A toxina é responsável por relaxar o músculo onde é aplicada ou promover a redução ou parada na produção de suor nos locais onde for injetada. Desta maneira elimina ou suaviza as rugas de expressão localizadas nas laterais dos olhos (pés de galinha), entre as sobrancelhas, na testa, pescoço, ao redor da boca e na área do decote. Quando aplicada nas axilas ou nas palmas, permite que pacientes portadores de hiperidrose levem uma vida normal sem os inconvenientes e constrangimentos causados pela sudorese excessiva e sem a necessidade de afastamento de suas atividades diárias.

A ação da toxina botulínica inicia-se após 48 horas do procedimento, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. O músculo reage com relaxamento, sem mudança na sensibilidade cutânea. Na área cosmética é indicada para o tratamento das rugas de expressão e deve ser evitada em locais onde a musculatura tem funções fisiológicas, como na área da boca.

Vale ressaltar: A toxina botulínica só pode e deve ser injetada por médicos especializados, profissionais que conheçam tanto a anatomia da região quanto as características completas da substância utilizada. Caberá ao médico indicar os locais da aplicação, nos quais a relação custo-benefício será positiva. Deixe sua pele em mãos confiáveis. Pessoas não capacitadas a aplicar o produto podem lhe deixar em maus bocados, com resultados desagradáveis e colocar em risco sua expressão facial. Tenha sempre um médico de confiança. Sua pele agradece!

Dra. Fernanda Ayres – Dermatologista – CRM 4344 RQE 1362

Endereço: Rua Senador Cândido Ferraz 1250 , 17 andar – Jockey -Teresina Piaui. Contato: (86) 32334131 ou 999653030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here